~ Tradutor

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Post 4# Seus documentos estão ok? CNH, PID e Passaporte.

Buenas tardes!

Hoje fui buscar meu passaporte no CASV e estou tãããão feliz!

Eu sei que é besteira.. mais estou numa felicidade que não cabe em mim!
Se você realmente deseja ser Au Pair, olha, vale a pena.. com todo o sacrifício e tudo mais, quando você está para começar o seu sonho.. nossa.. é tudo de bom!

Falando em Visto, tem o passaporte, e os documentos que são necessários para você ser Au Pair.

Primeira coisa:

 Se você quer ser Au Pair, tem que ter a sua CNH!! Algumas empresas por ai exigem que você já tenha a CNH definitiva, ou seja, aquela que você pega só depois de um ano habilitado. Mais são poooucas!A maioria aceita você estar somente na permissão ainda. 

Eu tirei a minha CNH unica e exclusivamente para este programa, então quando eu entrei na agência estava com a permissão ainda. Peguei a permanente mês passado! 


Se você quer ser Au Pair e NÃO tem a CNH ainda, te aconselho antes mesmo de procurar a agência já correr atrás da sua carteira de habilitação, pois o procedimento para tirar está caro, lento e enrolado.
No site do Detran tem todos os detalhes. Ai só procurar no google o site do Detran do seu Estado (não vou colocar o link aqui pois cada Estado tem seu Detran específico).
DICA: Se você sofre de ansiedade como eu, eu aconselho a pagar aquele tal de "quebra". Você faz a prova prática e passa de qualquer jeito. Eu sou ansiosa e passo mal, paguei pois certeza que eu ia fazer cagada! hahahahahaha.. vale a pena. 
A carta está demorando mais ou menos de 4 a 6 meses um procedimento normal para ser tirada. (Isso sem você reprovar em alguma prova ou desistir por um tempo). 
O procedimento para se tirar a carta de motorista é a seguinte:
1. Ir a uma auto escola de sua preferencia e fazer a inscrição.
2. Fazer o exame psicotécnico, sua auto escola provavelmente vai te indicar um lugar. Tem que pagar a parte o exame.
3. Se passar no exame, tem que levar o documento que eles te dão para a auto escola, lá eles vão te indicar um CFC para você fazer suas aulas teóricas. São 9 aulas no total (isso se você escolher de dia de semana) e paga a parte. Eu aconselho para quem mora em SP o CFC Paulista
4. Terminando o CFC, vai ser emitido um certificado que tem que ser levado para a auto escola. Lá eles vão mandar sua documentação para o Detran de sua cidade para agendar sua prova teórica. Pessoal, fiquem no pé desse povo, eles enrolam demaaais para mandar a sua documentação e as vezes o agendamento pode demorar um mês ou mais!!
5. Passando na prova teórica vão ser agendadas suas aulas práticas. São 20 ao total, sendo que 4 são obrigatórias serem feitas a noite!
6. Prova prática após as 20 aulas práticas. Não é difícil, mais eles reprovam por qualquer coisa. Esqueceu uma seta, são 3 pontos a menos, e você reprova se passar de 3 pontos! Então é tomar muito cuidado e ser atento, OU fazer que nem eu.. PAGAR! hahahahahahahahha.
7. Acabou a prova, só pagar a taxa de emissão da sua CNH, que está por volta de R$ 40,00 e comemorar! 


Segunda coisa: 

Genteemm.. todo mundo fica meio receoso quanto a tirar passaporte, mais é tãããão simples, e aqui em SP a demora está para mais ou menos um mês (todo o procedimento).

Super prático, para você solicitar seu passaporte, primeiramente deve estar em dia com a Justiça Eleitoral. Se você votou ou justificou direitinho, então tá tudo OK para você fazer seu agendamento e pagar a taxa.

O site da Polícia Federal explica direitinho o passo a passo, neste link: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

Lá você terá informações sobre taxas e agendamentos e prazos, etc.. 

1. Entre no site, clique em solicitar atendimento, preencha todos os campos.
2. Imprimir o boleto e pagar a taxa, que se não me engano é de R$ 156,00 (era quando eu fiz no começo de 2012).
3. Entre no site e faça seu agendamento. Eu aconselho para quem mora em SP fazer o agendamento no Shopping Light. É do lado do metrô Anhangabaú e é mais vazio e rápido no procedimento e entrega.
4. Chegue no local com 30 minutos de antecedência, antes disso não acho necessário. Lá vão tirar aquela foto horrorosaaaa e pegar suas digitais.
5. Retire seu passaporte no mesmo local, na data indicada por eles na hora da biometria.
E mais um documento OK!

Simples não? =)

Terceira coisa: 

A PID galera, vocês deixam por último. É super fácil de tirar e rápido também.

Eu caí na graça de tirar a minha no começo do ano, sendo que minha CNH vencia em Maio ( eu ainda estava na esperança de embarcar logo, SQN!). O problema da PID é que você paga caro, a taxa está perto do seus R$ 215,00 em São Paulo (depende do Estado tá galera, entrem no site do Detran do seu Estado e se informem!) e ela vence junto à sua carteira de motorista.

É só ir em um poupatempo ou no próprio Detran com a cópia da sua CNH e pedir a solicitação, você paga no banco dentro do Detran ou do Poupatempo e em até uma semana está pronta.

Tem gente que pede para a auto escola pois acha muito complicado.


Pessoal, a auto escola vai sugar sua alma em dinheiro e vai fazer esse procedimento ridículo!
É super simples, vai por mim!

Tire só quando você fechar seu match, é o meu conselho, pois você pode gastar dinheiro atoa (que nem eu! hahahahahahaha)


Qualquer dúvida sobre esses assuntos estou porraqui!

TCHAU!!!


Um comentário:

  1. Olá , Adorei seu Blog !!!!!!

    Mas fiquei com uma dúvida .... Se minha provisória vencer , enquanto eu estiver participando do programa (Em outro País ) ? Como é o procedimento ??

    Bjoooooos..

    ResponderExcluir